Lista de Aprovação no Bolsa Família

Desde 2004, há uma lei que prevê o acesso público a lista dos beneficiários do Bolsa Família com os respectivos valores transferidos. A divulgação é feita em meios eletrônicos através do site da Caixa Econômica Federal e, também, no Portal da Transparência, de responsabilidade da Controladoria-Geral da União (CGU).

Depois de realizar o cadastro no CadÚnico e solicitar o auxílio do programa, resta saber se você e sua família estão entre os nomes aprovados no benefício e não é complicado obter essa informação. O melhor de tudo é que a consulta pode ser feita em poucos minutos.

Para realizar a consulta via Caixa Econômica Federal, basta acessar a página do Sistema de Benefícios ao Cidadão (SIBEC), onde você encontra três opções disponíveis de verificação: consulta por estado (UF), consulta por município e consulta por família.

Na consulta por estado, você deverá selecionar a localização desejada ou o Distrito Federal, em seguida, escolher o mês desejado (saiba que permanecem disponíveis os dados dos últimos três meses) e clicar no ícone “consultar”. Você será direcionado para uma nova tela com o número total de famílias beneficiadas no estado escolhido e o valor total em dinheiro transferido para estes grupos.

Na consulta por município, você deve selecionar o estado desejado ou o Distrito Federal, selecionar o município de residência do grupo familiar que seja consultar, o mês referente a sua inscrição no programa e depois clicar em “consultar”. Mais uma vez, aparecerá o número total de famílias beneficiadas, mas agora você precisará realizar o download do arquivo, clicando em “download”. Então, você terá acesso a lista com os nomes dos responsáveis familiares automaticamente, além dos demais membros da família e a informação de liberação do benefício.

Uma outra opção, é a consulta por família. Aqui, você deverá digitar o Número de Identificação Social (NIS) do responsável familiar. Então, do responsável familiar aparecerá automaticamente. Clique em “consultar” e, em seguida, um quadro  com o nome do representante, data de nascimento, cidade onde a família está cadastrada e a situação do benefício (liberado ou não) irá aparecer.

Caso queira realizar a consulta através do Portal da Transparência, você deve acessar a página http://www.portaltransparencia.gov.br/, rolar a tela até encontrar a seção “benefícios do cidadão” e depois selecionar a opção “consulta”. Inicialmente, os dados serão demonstrados por estado e município, mas você poderá alterar as informações da tabela selecionando os filtros localizados do lado esquerdo da tela. Você pode clicar em “tipo de benefício” e selecionar a opção “bolsa família”. Em seguida, escolha o período desejado para a busca, o estado e o município. Clique mais uma vez no botão “consultar” para atualizar os dados da tabela. Clicando na opção “detalhar”, presente na primeira coluna, você terá acesso a relação completa de beneficiários de acordo com os filtros que selecionou. Aparecerá uma lista com os nomes dos beneficiários, NIS e o valor disponibilizado para o mês escolhido na consulta. Ao clicar na opção “Detalhar” no nome de uma pessoa, aparecerão os benefícios pagos (disponibilizados e sacados) a cada mês à respectiva família.

A opção mais rápida de consulta no Portal da Transparência é através do campo de busca do site, mas para utilizá-lo você deve ter em mão o nome completo do responsável familiar ou o NIS do beneficiário. Os resultados da busca incluirão o nome, parte do CPF do responsável familiar e a localidade. Caso não encontre, você pode refinar a busca adicionando alguns filtros disponíveis do lado direito da tela. Depois que encontrar o beneficiário escolhido, clique no nome. Na tela seguinte, serão detalhadas informações como nome do beneficiário, NIS e os valores pagos (disponibilizados e sacados) a cada mês à respectiva família.

Caso não encontre o seu nome na lista, procure o órgão responsável pelo Bolsa Família no seu município. Pode ser que algo esteja errado com o seu cadastro, por isso, verifique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *