Conheça o App do Bolsa Família e outras opções de consulta de saldo

O Bolsa Família atende cerca de 13,7 milhões de famílias brasileiras e a transferência do benefício é feita através do banco Caixa Econômica Federal. Depois de aprovado no programa e de já ter solicitado seu cartão Bolsa Família, será importante para você consultar sempre seu saldo. Afinal de contas é por meio das consultas que será possível verificar se o pagamento já foi realizado e qual valor foi depositado.

É muito comum os beneficiários esquecerem de consultar o benefício e sem querer perder a data de saque e, com isso, acabam tendo o benefício suspenso ou cancelado. Pensando nisso, a Caixa e a equipe do Bolsa Família do Ministério da Cidadania desenvolveram em conjunto um aplicativo que permite que, com apenas alguns toques no celular, seja possível acompanhar o calendário de pagamento, o valor do benefício e o extrato de vários meses anteriores, entre outras vantagens, além de orientações do Ministério da Cidadania.

O aplicativo está disponível para Android e iOS, basta digitar na busca da loja de aplicativos do seu celular “Bolsa Família Caixa”, instalar e inserir seus dados do programa no app. Vale lembrar que todas as informações disponíveis no celular são as mesmas presentes no extrato de pagamento que você retira no banco físico. A ideia é facilitar o acesso à essas informações, evitando que os beneficiários tenham que se dirigir até uma agência Caixa em busca de informações simples. “Para o público que possui acesso ao app, nós transmitidos informações que diminuem o desgaste, por exemplo, de ir até um canal de pagamento fora da data estipulada pelo calendário”, afirma Caroline Paranayba, diretora de Benefícios da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc).

Outras maneiras de consultar o saldo Bolsa Família

Além do aplicativo, existem outras formas de ter acesso a informações como o saldo do seu benefício. Uma delas é pelo site da Caixa Econômica Federal, onde também é possível consultar se o pagamento do auxílio já foi feito, bem como o calendário do ano todo.

Para ter acesso ao site, é necessário realizar um cadastro na plataforma. Depois de acessar o portal da caixa e encontrar a seção “Bolsa Família”, você precisará digitar o número do seu NIS ou do seu CPF. Em seguida, clique em “cadastrar” e aceite os termos e condições de uso da plataforma. Preencha o formulário com todos os dados solicitados e crie uma senha. Por fim, finalize o processo e acesse mais uma vez o site da Caixa Econômica Federal e faça login. Então, você será redirecionado para uma nova página onde será possível ter acesso aos seus dados do programa.

Outra forma de consulta é através da Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal por telefone, onde será possível consultar o valor do auxílio e saber mais sobre as próximas datas de pagamento. O número de telefone do atendimento é 0800 726 0101, mas antes de ligar é importante ter em mãos os documentos do responsável familiar, como CPF, número do benefício (que pode ser encontrado no cartão Bolsa Família) e RG.

Você também pode ir diretamente a uma das agências bancárias da Caixa Econômica, portando o seu cartão cidadão e sua senha. Nas agências, você poderá consultar os valores diretamente nos terminais de atendimento, mas, se preferir, poderá também ir em uma das casas lotéricas da rede da Caixa. Neste caso, além do cartão e da senha, você irá precisar de um documento de identificação com foto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *