Calendário Bolsa Família

As famílias que recebem o auxílio do Bolsa Família precisam ficar sempre atentas ao Calendário do programa, pois é por ele que será possível conferir quando o benefício será depositado pelo Governo Federal e, assim, realizar um planejamento financeiro.

Além disso, o calendário ajuda a evitar a suspensão do benefício, uma vez que se a família beneficiária deixar de utilizar o valor por muito tempo, automaticamente a ajuda financeira é suspensa. O auxílio serve a milhões de brasileiros desempregados e estão na linha da pobreza ou abaixo dela, por isso, os responsáveis familiares devem sempre ficar de olho nas datas importantes.

Todos os anos o calendário do Bolsa Família recebe novas atualizações para que o programa se adeque às particularidades do ano que inicia, desde feriados e recessos até mesmo o calendário financeiro do Governo Federal. O governo é que organiza o programa, contando com o auxílio e administração da Caixa Econômica Federal e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Confira abaixo o calendário para 2020:

@ Copyright Caixa Econômica Federal – Programa Bolsa Família. Lei de Acesso à Informação (12.527/2011).

Você pode notar que a organização do pagamento se dá através do Número de Identificação Social (NIS). Por exemplo, em janeiro, o pagamento inicia no dia 20 para as famílias cujo NIS termina em 1 e termina no dia 31 com os números que terminam em 0. O número de identificação vem impresso no cartão do Bolsa Família e corresponde ao último número da cadeia presente na frente do cartão.

É importante ressaltar que os pagamentos ocorrem de forma mensal e são liberados pelo banco na segunda quinzena de cada mês do ano. Os dias são alternados para que não aconteça tumultos e enormes filas na Caixa e em Casas Lotéricas, locais onde os beneficiários podem retirar o pagamento. O valor do auxílio permanece disponível por 90 dias e, caso o representante familiar não saque durante este período, os valores retornam aos cofres públicos.

O calendário do Bolsa Família está sempre disponível no site da Caixa Econômica Federal. Para acessá-lo, basta entrar na página oficial do banco, ir até a seção de “calendário de pagamentos”, escolher o mês que deseja consultar e, por fim, localize a data a partir de seu NIS.

Outra forma de consultar o calendário é através do aplicativo oficial do programa social, que está disponível para dispositivos iOS e Android de forma totalmente gratuita e procura facilitar o dia a dia das famílias que recebem o auxílio do Governo Federal, evitando que seja necessário se dirigir a uma agência sempre que houver dúvidas. Para utilizar o app, você precisará informar seu NIS depois de instalá-lo.

Caso o pagamento do Bolsa Família não tenha sido liberado na data prevista no calendário divulgado, é recomendado entrar em contato com a Caixa Econômica Federal através do telefone ou se dirigindo a uma agência. No banco, será possível verificar se houve algum atraso generalizado nos pagamentos ou se o problema é apenas com o seu benefício. Portanto, nunca se esqueça que é essencial manter as informações da família sempre atualizadas no CadÚnico, já que é através desse cadastramento que o governo avalia se as famílias devem ou não receber o auxílio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *